O aeroporto de Heathrow, em Londres, foi reaberto após cinco dias sem operar e recebeu um voo de Vancouver (Canadá), informaram as autoridades locais.
Um porta-voz afirmou que o aeroporto - o maior da Europa - reabriu pouco antes das 22h local (18h de Brasília), após a agência de segurança aérea britânica anunciar a retomada gradual das operações.
"Eu posso confirmar que o aeroporto de Heathrow foi reaberto, e um primeiro voo da British Airways vindo de Vancouver pousou".
Uma porta-voz da companhia aérea confirmou que o voo BA84 proveniente do Canadá tocou o solo pouco antes das 22h local no Terminal 5 do aeroporto. Ela afirmou que é o primeiro voo a chegar a Heathrow desde sua reabertura.
A Autoridade britânica de Aviação Civil (CAA) anunciou mais cedo que o espaço aéreo britânico poderia reabrir gradualmente a partir das 22h local (18h de Brasília), após especialistas concluírem que as turbinas do avião resistem ao voo por entre as cinzas vulcânicas quando a densidade é baixa.
Milhares de voos foram cancelados desde a última quinta-feira, após o fechamento do espaço aéreo de diversos países da Europa devido à uma nuvem de cinzas gerada pela erupção do vulcão Eyjafj;ll, localizado sob uma geleira na Islândia.