Jornal Correio Braziliense

Mundo

Crise com EUA não está nos planos de Israel

A crise diplomática entre Israel e Estados Unidos "não está nos planos de Israel", declarou nesta segunda-feira o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, que exortou o governo de Benjamin Netanyahu a pôr fim às divergências com seus aliados americanos.

"As tensões que estão sendo criadas com os Estados Unidos não estão nos planos de Israel", declarou Barak em uma entrevista concedida à rádio pública, em ocasião do dia dos soldados israelenses e das vítimas do terrorismo.

[SAIBAMAIS]"Temos que mudar radicalmente esta situação com uma iniciativa política que aborde as questões importantes no centro do conflito" com os palestinos, acrescentou Barak, em referência, entre outros, aos traçados das fronteiras, ao estatuto de Jerusalém, às colônias judaicas e aos refugiados palestinos. "Se for necessário ampliar a coalizão governamental para obter este objetivo, é preciso fazê-lo", ressaltou Barak.

O ministro se referiu ao partido centrista Kadima de Tzipi Livni, que defende importantes concessões territoriais para que um acordo de paz seja alcançado com a Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas.

Barak considerou que a comunidade internacional não está disposta a aceitar a manutenção da ocupação por Israel dos territórios palestinos conquistados em junho de 1967.