Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cardeais festejam quinto aniversário do papado de Bento XVI

Quase 60 cardeais de inúmeras nacionalidades festejaram nesta segunda-feira com o Papa Bento XVI o quinto aniversário de sua eleição para o Trono de Pedro, marcado pelas críticas à hierarquia da Igreja por ter acobertado por anos os escândalos de pedofilia do clero.

"O Colégio Cardinalício é uma grande família, sempre unida ao sucessor de Pedro", afirmou cardeal Angelo Sodano, decano da entidade, durante o almoço organizado no Vaticano por ocasião da celebração.

Os 60 cardeais representavam os 181 membros atuais do Colégio Cardinalício, dos quais 108 têm direito a votar no caso de Conclave ou eleição papal devido aos que têm menos de 80 anos.

[SAIBAMAIS]O ato de solidariedade foi organizado pelos cardeais na Sala Ducal do Palácio Apostólico num momento delicado para a Igreja que vive uma das piores crises da era moderna.

Sodano agradeceu ao Papa pelo serviço que presta à Igreja e ao mundo, uma missão que ele conduz com grande generosidade.

Este é o único ato comemorativo organizado no Vaticano, que decretou, como é tradição, um dia de festas para esta segunda-feira.

Milhares de mensagens de felicitações chegaram nos últimos dias para o Pontífice, que também fez 83 anos na última sexta-feira.