Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chefes da Al-Qaeda no Iraque morrem em confronto

O Exército americano confirmou nesta segunda-feira (19/4) a morte dos dois principais chefes da Al-Qaeda no Iraque, Abu Omar al-Bagdadi e Abu Ayyub al-Masri, durante as operações realizadas no domingo ao norte de Bagdá.

"As forças de segurança iraquianas, apoiadas pelas forças americanas mataram os dois mais importantes chefes da Al-Qaeda no Iraque, na manhã de domingo, durante uma série de operações conjuntas de segurança 10 km a sudoeste de Tikrit", um bastião sunita situado 160 km ao norte de Bagdá.

[SAIBAMAIS]Abu Hamzah al-Muhajer, conhecido com o nome de Abu Ayyub al-Masri, era o chefe militar da Al-Qaeda, e Hamid Daud Muhammad Khalil al-Zawi, conhecido como Abu Omar al-Bagdadi, era o chefe do "Estado Islâmico do Iraque" (ISI) criado em 2006 e tinha o título de "Príncipe da Fé", indicou o Exército americano.

As autoridades iraquianas haviam anunciado diversas vezes a morte de Bagdadi ou sua prisão, mas os sites islamitas, principalmente o da ISI, desmentiram esses anúncios.

O Exército americano apresentava Bagdadi como um líder "fictício" à frente de uma simples "organização virtual", que existia apenas na internet para fins de propaganda.