Cerca de 17.000 voos foram cancelados neste sábado no espaço aéreo da Europa por causa de uma nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão na Islândia, segundo um novo registro fornecido neste sábado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, Eurocontrol.
"Cinco mil voos puderam ser realizados neste sábado contra 22.000 normalmente", indicou em um registro atualizado às 14h30 GMT (11h30 de Brasília).
Na sexta-feira, 10.400 voos foram realizados contra 29.000 normalmente. "Nenhuma decolagem ou aterrissagem é possível para aeronaves civis na maior parte dos países do norte e do centro da Europa", informou a Eurocontrol.
"Foram afetados Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, norte da França, a maior parte da Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, sul da Noruega, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça e Reino Unido", indica a organização.
"O espaço aéreo do sul da Europa, que inclui a Espanha, o sul dos Balcãs, o sul da Itália, Bulgária, Grécia e Turquia, ainda permanece aberto e há voos previstos nesses países", acrescentou a organização.