As companhias aéreas americanas mantiveram a suspensão de seus voos para a Europa pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira (16/4), devido à nuvem de cinzas do vulcão da Islândia que se espalha pelo norte europeu, disse uma fonte oficial.
Mas os aeroportos americanos permaneceram hoje relativamente livres das multidões de passageiros que encheram os terminais europeus. "Foram particularmente afetados todos os aeroportos importantes; todos os voos para essa parte do mundo estão cancelados", disse Courtney Mickalonis, porta-voz da Autoridade de Aeroportos de Washington.
"Não vimos muitos grupos de pessoas presas no aeroporto durante a noite. Acredito que as companhias aéreas estão mesmo falando com seus clientes".
As companhias aéreas americanas, incluindo as de transporte de carga, como a FedEx, operam cerca de 340 voos diários para e desde a Europa.
[SAIBAMAIS]Cerca de 280 voos foram cancelados durante essa sexta-feira e o número pode aumentar, indicou um porta-voz da Associação de Transporte Aéreo. Na quinta-feira, as companhias americanas cancelaram 165 voos desde e para a Europa.
O aeroporto O;Hare, de Chicago, viu 22 de seus voos com destino ou saindo da Europa cancelados nesta sexta-feira pela manhã. "Algumas dessas companhias aéreas esperam voltar ao normal no sábado", informou um porta-voz.
Cerca de 100 pessoas esperavam por voos nos aeroportos de Nova York, informou um funcionário do terminal aéreo.
A Delta airlines cancelou 110 voos programados para essa sexta-feira e para sábado, e informou que vai "atrasar a retomada total das operações até estar confiante de que pode atuar com segurança". "Uma vez que voltemos ao normal, vamos operar com voos adicionais e em aviões maiores, para levar os clientes aos seus destinos", afirmou a companhia aérea em um comunicado.
Passageiros podiam pedir ressarcimento ou modificar a data do voo sem multas, afirmou a companhia, acrescentando que "nesse momento, não temos informações sobre o impacto financeiro".
A US Airwaus está "contactando ativamente passageiros, com o objetivo de alcançá-los antes que comecem suas viagens", e cancelou 26 voos desde que o vulcão entrou em atividade na quarta-feira à noite, afirmou a porta-voz Morgan Durrant à AFP.
A American Airlines cancelou 56 voos nesta sexta-feira, mas conseguiu operar voos para Espanha e Itália.
A Continental Airlines cancelou 57 voos entre os Estados Unidos e Europa. E a United informou que cancelou 87% de seus voos europeus.