Jornal Correio Braziliense

Mundo

Venezuela e EUA decidem retomar troca de informações sobre petróleo

Os governos venezuelano e americano estudam retomar a troca de informações sobre petróleo, declarou esta sexta-feira o ministro da Energia do país caribenho, Rafael Ramírez, paralelamente a uma conferência ministerial.

"Pensamos em propor, mas nos propuseram reestabelecer os níveis de informação e comunicação que existiam no tema energético. Estamos de acordo com isso", declarou Ramírez pouco antes de se reunir com o secretário de Energia americano, Steven Chu.

Chu limitou-se a confirmar o encontro em uma coletiva de imprensa celebrada ao final da conferência ministerial de Energia. "Espero o encontro com o ministro Ramírez, acredito que um intercâmbio de informação apenas pode ser útil", disse.

[SAIBAMAIS]Ramírez lembrou que essa comunicação havia sido interrompida durante o governo anterior do presidente George W. Bush e declarou à imprensa sentir-se "surpreso" com o quão "desinformadas algumas autoridades americanas estavam" em relação a seu país.

Venezuela e Estados Unidos mantêm relações conflitantes, o que inclusive levou à expulsão de embaixadores há quase dois anos, pouco antes da chegada ao poder do presidente Barack Obama.

A Venezuela diz produzir em torno de 3 milhões de barris diários de petróleo, e que as reservas que está começando a explorar com participação estrangeira na região do Orinoco são as maiores do mundo.