Jornal Correio Braziliense

Mundo

Erupção vulcânica estraga festa de aniversário da rainha da Dinamarca

A rainha Margrethe II, da Dinamarca, terá alguns assentos vazios no concerto que promoverá nesta quinta-feira (15/4) para comemorar seu aniverário, já que o aeroporto de Copenhague está fechado devido às nuvens cinzas que têm se espalhado pelo céu da Europa após a erupção de um vulcão na Islândia.

"Alguns dos convidados vindos do exterior não puderam chegar nesta quinta-feira para o espetáculo marcado para amanhã no teatro real, em homenagem à rainha", afirmou o porta-voz do palácio, Lene Balleby, à AFP.

[SAIBAMAIS]A rainha convidou 1.200 pessoas para o concerto que comemorará seu 70; aniversário, nesta sexta. Entre as ausências mais notáveis estão a do rei e da rainha da Noruega. Por outro lado, o rei Carl Gustav e a rainha Silvia, da Suécia, confirmaram presença.

O presidente da Islândia, país no qual a erupção vulcânica ocorreu, também participará da festa, informou o palácio da rainha.

A imprensa dinamarquesa informou que representantes das famílias reais de Espanha, Bélgica e Luxemburgo - onde os aeroportos estão fechados - foram convidados para o aniversário, mas não estão na lista dos confirmados.