Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil aproveitará cúpulas do Bric e do Ibas para discutir programa nuclear do Irã

Rio de Janeiro ; O programa nuclear iraniano deverá ser um dos temas discutidos nas reuniões de cúpula do Bric, grupo formado pelo Brasil e pela Rússia, Índia e China, e do Ibas, formado pela Índia, pelo Brasil e pela África do Sul). Os encontros serão realizados nesta quinta e sexta-feira (15 e 16).

;Não sei se [o tema do Irã] vai ser objeto das reuniões plurilaterais, ou se vai ser tratado nas bilaterais, mas, seguramente, nos próximos dias, tanto com a Índia quanto com a China, a África do Sul e a Rússia, o tema vai ser tratado;, disse Amorim.

[SAIBAMAIS]O Brasil defende uma solução diplomática para as discussões internacionais em torno do programa nuclear iraniano, enquanto os países desenvolvidos, como os Estados Unidos e algumas nações europeias estão inclinados a adotar sanções ao país islâmico.

Segundo Amorim, o Brasil tem desenvolvido uma ;diplomacia telefônica; com o Irã, em que os dois países mantêm um diálogo permanente em torno da questão. O chanceler ressaltou, porém, que, ao se mostrar contra as sanções ao Irã, o Brasil não está querendo ;confrontar; ou ;se opor; aos Estados Unidos.