Os conservadores britânicos apoiarão a entrada do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, segundo o programa eleitoral apresentado nesta terça-feira.
"Apoiaremos assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas para Japão, Índia, Alemanha, Brasil e um representante africano", indica o documento de política externa do programa com o qual os 'Tories', liderados por David Cameron, esperam chegar ao poder nas eleições de 6 de maio, depois de 13 anos de trabalhismo.
O Brasil, que ocupa atualmente um assento temporário, faz campanha há anos por um posto permanente no principal órgão decisório das Nações Unidas, mas a aceitação do país implicaria uma reforma desta instituição.
A postura conservadora neste âmbito não difere da dos trabalhistas do primeiro-ministro Gordon Brown, que defendeu em diversas ocasiões a ampliação do Conselho às potências emergentes e a outros protagonistas atuais do cenário mundial.
"Ampliaremos nossas relações com vários países amigos, no Oriente Médio, no Norte da África, no Sudeste Asiático e na América Latina", acrescentaram os conservadores.