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Encontro em Washington começa a discutir regras de controle de armas nucleares

Belo Horizonte - Os ataques nucleares americanos sobre Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, afirmou os Estados Unidos como maior força militar do planeta, mas acabou por criar uma nova e perigosa forma de disputa pela hegemonia global: a Guerra Fria ou Paz Armada. Nos anos que se seguiram, o mundo - dividido entre dois gigantes (Estados Unidos e União Soviética) assistiu à rápida proliferação dos arsenais nucleares. Uma nova e terrível ameaça pairava sobre a humanidade: o pesadelo do holocausto nuclear. [SAIBAMAIS]Pela primeira vez, uma guerra poderia terminar sem vencedores e anunciar o fim da espécie humana. A insana corrida armamentista continuou por vários anos, entre crises e ameaças mútuas. O cenário chegou ao ápíce com a crise dos mísseis de outubro de 1962, com Moscou buscando instalar seu arsenal em Cuba, a poucas milhas do território americano, e os Estados Unidos ameaçando atacar a União Soviética a partir de mísseis instalados na Turquia. No entanto, a ameaça de uma catástrofe nuclear de dimensões globais acabou levando Moscou e Washington à mesa de negociações. Do debate entre os dois pesos-pesados nasceu, em 1963, o Tratado de Redução de Arsenais Nucleares Estratégicos (Sort 1), ou Tratado de Moscou, que tentaria, pela primeira vez, regulamentar a questão nuclear. Embora as conversas entre o Kremlim e a Casa Branca não tivessem freado a corrida armamentista, lançaram as sementes para futuras negociações e acordos que viriam a envolver também outros países. Um novo passo foi dado com a assinatura, em 1968, do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), do qual foram signatários Estados Unidos, União Soviética, China, França e Reino Unido. O acordo criava a proibição de transferência de tecnologia nuclear e também o compromisso entre as partes de redução de seus arsenais. As negociações prosseguiram e, em 1973, as duas maiores potências assinaram o Acordo de Limitação de Armamentos Estratégicos (Strategic Arms Limitation Talks - Salt 1). O pacto previa que os dois países protegessem apenas um número limitado de alvos essenciais, como as capitais Washington e Moscou, aumentando significamente a possibilidade de enormes perdas para ambos os lados e tornando o confronto inviável. O Salt-1 também congelou, por cinco anos, a construção de plataformas fixas e submarinas de mísseis balísticos intercontinentais. Em 1979, as superpotências assinaram o Salt-2, que em linhas gerais ratificava o Salt-1. No fim da década de 1970, com a invasão do Afeganistão pelo Exército Vermelho, a revolução sandinista na Nicarágua e a revolução islâmica dos aiatolás no Irã, a tensão voltou a pairar sobre a cena internacional. Em clima de desconfiança, o Senado americano não endossou o acordo Salt-2, mas, apesar disso, os dois governos respeitaram o combinado. Um novo avanço veio em 1982, com mais uma rodada de negociações batizada de Start (em inglês, Strategic Arms Reduction Talks), para a redução dos sistemas de armas estratégicas. O objetivo era reduzir em 50% os arsenais. No entanto, ambos os lados mantiveram pesquisas para a produção de armas cada vez mais mortíferas. Surgiram as "armas inteligentes", equipadas com computadores, que aumentavam a eficiência tanto no ataque quanto na defesa. Na contramão das negociações, os delírios de poder do presidente americano Ronald Reagan (1981-1989) traziam à cena, em 1983, o mirabolante projeto Defesa Estratégica (IDE), mais conhecido como "Guerra nas Estrelas". Reagan imaginara um escudo espacial capaz de interceptar e destruir mísseis lançados de qualquer ponto do planeta. Caro demais e inviável, o projeto mirabolante acabou abandonado, mas a ameaça de construir o escudo forçou a União Soviética a investir pesado e acabou sucumbindo. Economicamente derrotada, desmantelou-se. Mas o fim da Cortina de Ferro deixou como herança uma dor de cabeça de muitos megatons para toda a humanidade. Parte do antigo arsenal soviético, assim como técnicos e cientistas, acabaram nas mãos de pequenas e instáveis repúblicas. E ainda especula-se que uma quantidade significativa de artefatos e conhecimento para a produção de armas nucleares tenham caído no mercado negro. Se, antes, as superarmas de destruição em massa se concentravam nas mãos das duas superpotências, hoje, o mundo assiste à multiplicação da ameaça sob uma forma ainda mais preocupante: o chamado terrorismo nuclear. Países como Coreia do Norte e Irã roubam o sono da Casa Branca e deixam de cabelo em pé todo o mundo civilizado ao insistir em seus programas nucleares, a princípio implantados para fins pacíficos. Existe ainda, segundo vários especialistas, o risco de bombas sujas, pequenos artefatos que combinam explosivos convencionais com material radioativo, que, nas mãos de organizações terroristas, podem provocar grandes danos em qualquer parte do mundo. Diante das mudanças no cenário internacional com o 11 de setembro e a ameaça do terrorismo nuclear, as discussões sobre a redução dos arsenais atômicos voltam à cena. Na semana passada, em Praga, os presidentes Dmitri Medvedev e Barack Obama assinaram o acordo Start 2, que prevê a redução de 30% dos arsenais nucleares dos Estados Unidos e Rússia, limitando a 1.550 o número de ogivas de cada lado. A iniciativa, considerada modesta por alguns analistas, não afasta a ameaça de uma catástrofe nuclear, mas representa um grande passo na direção de um futuro mais tranquilo e de paz entre as nações.