Os voos da base militar americana no norte da capital do Quirguistão foram suspensos depois que as autoridades fecharam o aeroporto, em meio a manifestações contra o governo, afirmou um oficial nesta quarta-feira à AFP.
A base de Manas, que serve tanto às aeronaves militares americanas como para voos comerciais, foi fechada às 20h local (11h de Brasília), afirmou o oficial, que preferiu não ter o nome divulgado. Segundo a fonte, a expectativa é de que as pistas sejam reabertas às 8h local de quinta-feira.
Opositores ao presidente quirguiz Kurmanbek Bakiyev tomaram o poder nesta quarta-feira, depois de um dia de violência que deixou ao menos 47 mortos em distúrbios e confrontos com a polícia e que terminaram com a fuga de Bakiyev da capital deste estratégico país da Ásia central.
[SAIBAMAIS]A base é crucial para os esforços de guerra americanos no Afeganistão, pois de lá aviões americanos transportam soldados, bem como combustíveis e armas para as forças da Otan que combatem os talibãs. "Vamos trabalhar para aliviar este volume (de voos) assim que a base aérea for reaberta", acrescentou o oficial.
No ano passado, o Quirguistão ameaçou fechar a base após receber uma promessa de mais de um bilhão de dólares em ajuda e empréstimos de Moscou, o que muitos disseram ser um sinal do incômodo russo com a presença militar americana na região.
Finalmente, Bishkek concordou em manter a base americana aberta depois que Washington mais que triplicou o valor do aluguel pago para usar Manas.