O novo tratado START de desarmamento nuclear, que deve ser assinado por Rússia e Estados Unidos nesta quinta-feira, é "um passo muito importante" que terá impacto em todo o planeta, disse nesta quarta-feira, em Praga, o presidente russo, Dimitri Medvedev.
"O que ocorrerá amanhã (quinta-feira) em Praga será um passo muito importante no processo de desarmamento e de não proliferação das armas nucleares", declarou Medvedev durante um encontro com a imprensa ao lado do presidente tcheco, Vaclav Klaus.
O presidente russo qualificou o tratado de "documento muito importante de que depende, em grande parte, a situação do desarmamento e, de maneira geral, a situação do nosso planeta".
A cerimônia de assinatura do tratado por Medvedev e pelo presidente americano, Barack Obama, está prevista para as 7h (de Brasília) de quinta-feira, no castelo de Praga.
[SAIBAMAIS]Obama é esperado na capital tcheca às 4h (de Brasília) de quinta-feira.
Rússia e Estados Unidos se comprometeram a reduzir o número de suas ogivas nucleares a 1.550 cada um, ou seja, uma diminuição de 74% em relação ao limite do START, acordo assinado em 1991 e que expirou no fim de 2009.
Obama, Prêmio Nobel da Paz, assinará o tratado 48 horas depois de ter divulgado uma nova doutrina nuclear, segundo a qual os Estados Unidos só recorrerão às armas nucleares "em circunstâncias extremas", para defender seus interesses vitais e os de seus aliados.
Medvedev chegou a Praga vindo da Eslováquia, onde realizou uma visita de 24 horas.