O ex-representante adjunto da ONU no Afeganistão, Peter Galbraith, colocou em dúvida nesta terça-feira o "equilíbrio mental" do presidente afegão, Hamid Karzai, e sugeriu que ele seja viciado em drogas, em entrevista à emissora de televisão americana MSNBC.
"Ele é acostumado a fazer críticas, pode ser muito emotivo, impulsivo. De fato, as pessoas próximas ao palácio presidencial dizem que ele tem certo gosto por um dos produtos de exportação mais rentáveis no Afeganistão", declarou. O Afeganistão é o primeiro exportador mundial de ópio.
[SAIBAMAIS]Quando lhe pediram para que detalhasse a informação, o ex-responsável da ONU respondeu: "há informações nesse sentido, mas seja quais forem as causas, a verdade é que ele pode ser muito emotivo".
As declarações de Galbraith ocorrem em plena crise de confiança entre Karzai e Washington, depois que o presidente afegão acusou os Estados Unidos de ingerência nos assuntos de seu país, e afirmou que os estrangeiros participaram de fraudes eleitorais no ano passado.