Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama lê para crianças na festa de Páscoa da Casa Branca

O presidente Barack Obama e sua família abriram as portas da Casa Branca nesta segunda-feira para 30 mil pessoas na tradicional festa de Páscoa, e o presidente chegou a ler um conto para as crianças presentes, em um evento que teve como tema o estilo de vida saudável.

Obama e a primeira-dama Michelle convidaram jogadores do time de futebol americano (NFL) de Washington, os "Redskins", para divertir as crianças, além da autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, que leu contos para os presentes. "Todos estão tendo bons momentos?" perguntou Obama, enquanto recebia os convidados no gramado sul da Casa Branca, aparecendo na sacada da mansão presidencial ao lado das filhas Malia e Sasha e de um grande coelhinho da Páscoa.

Michelle Obama, responsável por planejar a festa, disse que as milhares de crianças que enfrentaram longas filas para entrar podiam se divertir e aprender sobre vida saudável.

"Hoje, transformamos a parte sul em um playground", ela disse, acrescentando que "nossa esperança é que além de se divertir e fazer algumas das atividades tradicionais, como rolar os ovos ou caçá-los, vocês possam aprender como ter uma vida mais saudável".

Insistindo no tema, o presidente reuniu algumas crianças e leu a história "Green Eggs and Ham", de Dr Seuss, sobre um personagem que não aceitava comer o prato que lhe davam, mas que finalmente decidiu que gostava da comida. "Quando seus parentes disserem para vocês comerem brócolis, vocês não sabem se vão gostar ou não. Então têm que prová-lo", disse. "Quando seus pais disserem para comer ervilhas, comam as ervilhas".

As crianças ainda puderam aprender a cozinhar com chefes da Casa Branca, além de ter tangerinas e maças à disposição em um barril. Todas as crianças que entraram na Casa Branca receberam de presente um ovo de madeira certificada embrulhado em papel reciclado. Sacolas de guloseimas eram feitas de plástico reciclado, e incluíam um panfleto sobre comidas saudáveis.

As crianças ainda tiveram a chance de treinar diversas modalidades esportivas, como softball, golfe, futebol, basquete e tênis.