O presidente do México, Felipe Calderón, partiu nesta segunda-feira (5/4) rumo à região do desastre no estado mexicano da Baixa Califórnia, afetado no domingo pelo terremoto de 7,2 graus que deixou dois mortos e 233 feridos, informou a Presidência.
"O presidente Calderón está saindo para Mexicali", informou um porta-voz da presidência do México.
O governador da Baixa Califórnia, José Guadalupe Osuna, afirmou que pedirá ao presidente que declare a região de Mexicali e zonas próximas como "área de desastre" para conseguir recursos e reparar a infraestrutura.
O terremoto danificou dezenas de edifícios, casas, pontes e estradas, enquanto o hospital geral encontra-se abarrotado de feridos que são atendidos no estacionamento, segundo Osuna.
[SAIBAMAIS]O tremor de 7,2 graus ocorrido no domingo à tarde no estado da Baixa Califórnia atingiu principalmente Mexicali, capital do estado, localizada na fronteira com os Estados Unidos, onde também foram afetadas as cidades de San Diego e Los Angeles (Califórnia), Phoenix (Arizona) e Las Vegas (Nevada), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A maioria dos 900.000 habitantes de Mexicali ficou sem energia elétrica, e também há desabastecimento de gasolina e problemas com a infraestrutura hidráulica.