O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (5/4) que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto que atingiu o México ontem (4). Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil na Cidade do México acompanha as atividades do governo federal e também do estado da Baixa Califórnia, onde houve o abalo de 7,2 graus de magnitude na escala Richter. O objetivo é atualizar as informações e verificar a presença de brasileiros.
[SAIBAMAIS]As autoridades mexicanas confirmaram que duas pessoas morreram em consequência do terremoto. Há, aproximadamente, 100 feridos no estado da Baixa Califórnia. As informações são da agência portuguesa Lusa.
De acordo com a Coordenação-Geral de Proteção Civil do país, o tremor foi registrado às 17h40 no horário local (21h40 no horário de Brasília), a 60 quilômetros ao sul de Mexicali, capital da Baixa Califórnia. Vinte réplicas (tremores secundários) haviam sido sentidas até ontem na região e até mesmo em algumas áreas dos Estados Unidos
Na madrugada de hoje (5) também houve mais tremores de terra no Chile. De acordo com o Escritório de Emergência chileno, cuja sigla é Onemi, foram registrados terremotos na capital administrativa do país, Santiago, e política, Valparaíso. Os tremores atingiram 4 graus na escala Richter, em Santiago, e 5 graus, em Valparaíso.
Desde o dia 27 de fevereiro, o Chile sofre com uma série tremores de terra. O mais forte deles foi de 8,8 graus na escala Richter, mas outros se seguiram, assim como os tsunamis na região costeira do país. As áreas mais atingidas do Chile são o Centro e o Sul do país.