Um total de 114 mineiros, dos 153 presos há oito dias em uma mina inundada do norte da China, foram resgatados com vida nesta segunda-feira (5/4). As operações de resgate ainda continuam.
[SAIBAMAIS]Durante a madrugada, nove trabalhadores foram resgatados, seguidos horas mais tarde por outros 105, de acordo com a Televisão Central da China (CCTV).
A mina de Wangjialing, na província de Shanxi, estava cercada por dezenas de ambulância e macas, usadas para a retirada dos sobreviventes.
"Estou maravilhado, é a primeira vez que assistimos a milagres", declarou à CCTV Luo Lin, diretor da Administração da Segurança do Trabalho.
"É um milagre. Valeu a pena não ter dormido durante vários dias", afirmou, em meio a lágrimas, Wei Fusheng, que integra a equipe de resgate.
Até o momento, o governo não anunciou o número de mortos da catástrofe de 28 de março. Mas socorristas citados pela imprensa chinesa afirmaram ter visto corpos no fundo da mina.
Os trabalhadores salvos, envolvidos em cobertores e com os rostos protegidos por toalhas ou peças de roupa para evitar o contato direto com a luz depois de mais de uma semana no escuro, eram recebidos com aplausos pelas equipes de resgate e os médicos.
Os nove primeiros resgatados estavam totalmente desidratados e receberam soro e oxigênio.
Mas de acordo com a agência China News Service, que citou fontes do hospital de Heijin, a 50 quilômetros da mina, o estado dos trabalhadores era estável algumas horas após o resgate.