Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, do Uruguai, conversaram nesta segunda-feira (29/3), durante reunião de trabalho no Itamaraty, sobre a instalação de um porto em águas profundas no país vizinho que poderia ser usado para escoamento no caso de uma futura exportação de produtos siderúrgicos. O porto seria construído na região de Rocha.
Os dois presidentes voltarão a conversar sobre o assunto no próximo dia 3 de maio, quando terão novo encontro, em Montevidéu. Espera-se o envolvimento de empresários brasileiros e uruguaios no projeto, com possibilidade de liberação de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
Mujica informou ao presidente Lula que o Uruguai dispõe de importante reserva de ferro que poderá ser explorada ao longo dos próximos 30 anos. O interesse do país vizinho é exportar produtos siderúrgicos com valor agregado. Para isso, a criação do porto é fundamental.
As informações foram divulgadas na noite de ontem pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, após jantar oferecido pelo presidente Lula a José Mujica, do qual participou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A visita do presidente uruguaio ao Brasil termina hoje (30)