O presidente Barack Obama aterrissou neste domingo (28/3) no Afeganistão para uma visita surpresa, a primeira desde que assumiu o cargo, e para se reunir com o presidente afegão Hamid Karzai e as tropas americanas posicionadas nesse país, constatou um fotógrafo da AFP.
A viagem de Obama foi cercada de segredo por razões de segurança. Ele deixou Camp David sem anúncios no sábado e viajou sem escalas no meio da noite a bordo do Air Force One, pousando na base aérea de Bagram, no norte de Cabul.
Ele foi recebido pelo comandante americano, general Stanley McChrystal, e o embaixador americano para o Afeganistão, Karl Eikenberry.
[SAIBAMAIS]O presidene, que ordenou um reforço de tropas no país em dezembro passado, depois partiu num helicóptero com direção ao palácio presidencial de Cabul.
Uma alta fonte da Casa Branca informou que Obama realizou esta viagem para celebrar uma importante reunião com Karzai e seu gabinete.
"O presidente também quer ver as tropas e receber informações de primeira mão do general McChrystal", acrescentou a fonte, que não quis ser identificada.