O ex-governador do estado de Zulia, Oswaldo Alvarez Paz, que faz oposição ao presidente Hugo Chávez, anunciou nesta segunda-feira (22/3) que foi detido pelas autoridades depois de ter sido acusado de conspirar e divulgar informações falsas.
[SAIBAMAIS]"A detenção eu enfrento com muita serenidade e muita consciência do que significam todas estas coisas", disse Alvarez Paz ao canal privado de notícias Globovision, no momento em que deixava sua residência em Caracas para ser transportado pela polícia à prisão de El Helicoide.
"Mais cedo ou mais tarde a justiça brilhará. Para isto estamos lutando e este é o sentido do que esta Venezuela aspira", acrescentou.
Segundo o político, foram cumpridos todos os requisitos formais para a detenção. "Estou assumindo totalmente a responsabilidade das coisas que disse e fiz", destacou.
Na sexta-feira, a procuradoria venezuelana acusou Paz de conspiração, instigação pública e difusão de informação falsa por uma entrevista no programa "Alô Cidadão", exibido pela Globovisión.
As penas pelos crimes vão de dois a 16 anos de prisão.
Há duas semanas, dois deputados da Assembleia Nacional (Parlamento) solicitaram uma investigação contra Alvarez Paz pelas declarações feitas no programa de televisão.
O ex-governador afirmou que a Venezuela se transformou em um centro de operações que facilita o narcotráfico.
"É um delito tipicamente político", denunciou o advogado do político, Omar Estacio.
Oswaldo Alvarez Paz, que foi governador de Zulia entre 1990 e 1993 e concorreu à presidência em 1993, tem sido nos últimos anos uma das vozes críticas a Chávez.