Foi o voto certo." Do Salão Leste da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou assim a aprovação do polêmico projeto da reforma da saúde. O texto passou pela Câmara dos Deputados com 219 votos a favor e 212 contra. A legislação era uma das principais metas de campanha do democrata e suscitou debates acalorados no meio político e na sociedade, como não se via há 40 anos.
"Esta noite, quando os estudiosos diziam não ser mais possível, nós nos levantamos acima do peso de nossas políticas", afirmou Obama, em discurso televisionado para todo o país, pouco antes da zero hora de hoje em Washington (1h em Brasília).
"Nós provamos que ainda somos um povo capaz de fazer grandes coisas. Provamos que este governo - um governo de pessoas e pelas pessoas - ainda trabalha para as pessoas", acrescentou, enaltecendo o caráter democrático dos Estados Unidos. Assim que o placar do Capitólio atingiu a marca dos 216 votos, uma salva de palmas irrompeu de dentro da Câmara dos Deputados. A vitória de Obama estava definida.