Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais um foguete é lançado contra sul de Israel, não há vítimas

Um segundo foguete disparado nesta quinta-feira (18/3) da Faixa de Gaza alcançou o sul de Israel, mas não causou vítimas. O primeiro foguete, no entanto, havia deixado um morto, confirmou o Exército. O projétil atingiu uma zona desbitada da região de Eshkol, ao sul de Tel Aviv, afirmou um porta-voz do exército.

Na manhã desta quinta-feira, um primeiro foguete havia causado a morte de um camponês tailandês em um kibutz ao sul de Israel.

O ataque foi reivindicado por um grupo salafista da Faixa de Gaza, Ansar al Suna, vinculado à rede islâmica Al-Qaeda. Os disparos dos foguetes ocorreram no momento em que a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, visitava a região controlada pelo Hamas.

Depois de ser divulgada a notícia, Ashton condenou "todo tipo de violência". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também condenou o ataque. Israel, por sua vez, qualificou o incidente de "escalada séria" e prometeu uma resposta "adequada e forte".

[SAIBAMAIS]Em geral, o exército israelense responde aos disparos de foguetes com ataques aéreos.

Segundo um balanço do exército israelense, os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza dispararam em torno de 150 foguetes contra Israel desde o fim da ofensiva militar contra este território palestino entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Desde junho de 2007, a Faixa de Gaza está sob controle do Hamas.