A carta que o Papa Bento XVI envia aos católicos irlandeses, e na qual se diz profundamente preocupado com o escândalo de abusos sexuais envolvendo padres, acobertados pela hierarquia e revelados em novembro, será divulgada sábado (20/3), anunciou nesta quinta-feira o Vaticano.
[SAIBAMAIS]O texto, em inglês e italiano, será entregue à imprensa pela manhã, para publicação a partir das 12h locais (8h de Brasília), informou a sala de imprensa do Vaticano em comunicado.
O documento é dirigido a "iniciativas a serem tomadas em resposta à situação", precisou a agência de informações religiosas i.media.
Bento XVI anunciou na audiência de quarta-feira a peregrinos irlandeses que "em sinal de minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral tratando desta situação dolorosa. Eu a assinarei no dia da festa de São José, o guardião da Sagrada Família e padroeiro da Igreja universal, e a enviarei em seguida", acrescentou.
"Peço a todos que a leiam com um coração aberto e com o espírito de fé", disse o Papa, "esperando" que esta carta "ajude no processo de arrependimento, de cura e de recomeço".