A secretária de Estado americana Hillary Clinton chegou nesta quinta-feira (18/3) a Moscou para se reunir com seu colega russo, Serguei Lavrov, para abordar a questão do desarmamento nuclear e para assistir a uma reunião do Quarteto para o Oriente Médio
[SAIBAMAIS]Durante o encontro com o chefe da diplomacia russa, Hillary discutirá o novo tratado de desarmamento nuclear que está sendo negociado e deve suceder o START 1, assinado em 1991 e que chegou ao fim em 5 de dezembro de 2009.
Há mais de seis meses, negociadores americanos e russos se reúnem regularmente em Genebra para elaborar o novo documento, a pedra angular do "relançamento" desejado pelos presidentes Barack Obama e Dmitri Medvedev, depois de anos de "paz fria" durante o governo de George W. Bush.
O motivo oficial da visita de dois dias à Rússia de Hillary Clinton é a reunião de Moscou do Quarteto para o Oriente Médio, que deverá simbolizar o apoio internacional a um processo de paz, em meio a um súbito esfriamento das relações entre israelenses e americanos.
A secretária de Estado e seu colega russo se reunirão com os outros representantes do Quarteto - a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon- em um jantar na noite desta quinta-feira, antes de novas reuniões na sexta-feira.