Israel suspendeu nesta quarta-feira (17/3) o bloqueio da Cisjordânia e reabriu ao público a Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, mas a polícia permanece em alerta nesta cidade, cenário de confrontos na terça-feira.
[SAIBAMAIS]"De acordo com uma decisão do ministro da Defesa, Ehud Barak, suspendemos durante a noite o bloqueio que estava em vigor em Judeia e Samaria" (nome bíblico da Cisjordânia), afirmou um porta-voz do Exército hebreu.
Pela primeira vez em um ano, a medida foi adotada por "motivos de segurança" e não por ocasião de um feriado judaico.
"Quase 3 mil policiais permanecem em alerta em Jerusalém, especialmente no setor oriental anexado da cidade", informou o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld.
Ao mesmo tempo, o acesso à Esplanada das Mesquitas, na Cidade Antiga de Jerusalém, terceiro local sagrado do islã, foi reaberto, tanto para os muçulmanos como para os turistas, completou Rosenfeld.
O acesso à esplanada estava proibido há vários dias aos muçulmanos de menos de 50 anos e aos visitantes não muçulmanos.
Israel teme novos confrontos, depois da violência registrada na terça-feira, entre jovens palestinos e as forças de segurança israelenses em Jerusalém Oriental, a situção mais grave na cidade em vários anos, que acontece em meio a um clima de tensão político-religiosa e de crise diplomática.