WASHINGTON - Um relatório da ONU estima que o Haiti precisará de US$ 11,5 bilhões nos próximos três anos para se reconstruir após o terremoto de janeiro que assolou a capital do país, Porto Príncipe, informou o Banco Mundial nesta terça-feira.
A estimativa, que contou com a contribuição do Banco Mundial, representa o custo provisório da reconstrução e da reativação da economia, afirmou o porta-voz do Banco Mundial para a América Latina, Sérgio Jellinek. A estimativa final será entregue em um relatório cuja divulgação está prevista para ocorrer até o final de março, segundo o porta-voz.
Em 16 de fevereiro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que também participa da elaboração do documento, estimou em 14 bilhões de dólares o custo da reconstrução do Haiti. Uma conferência internacional de doadores está prevista para 31 de março em Nova York.
O terremoto de 12 de janeiro provocou ao menos 220 mil mortes e deixou em torno de 1,3 milhão de pessoas desabrigadas, depois de devastar boa parte de Porto Príncipe e outras localidades.