As empresas de distribuição de energia elétrica do Uruguai, UTE, e do Brasil, Eletrobrás, assinam nesta terça-feira (16/3) um acordo para iniciar os trabalhos de interconexão elétrica entre os países, informou o ministro uruguaio da Indústria e Energia, Roberto Kreimerman.
O projeto, no entanto, que será financiado em parte com os Fundos de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), precisa ser aprovado pelos órgãos políticos do bloco, composto ainda por Argentina e Paraguai.
Os Fundos de Convergência foram criados para impulsionar projetos que equilibrem as disparidades entre os integrantes do Mercosul. "O investimento do lado uruguaio é de cerca de 120 milhões de dólares; e o Focem entraria com 80 milhões de dólares", disse Kreimerman.
Do lado brasileiro, entrariam 75 milhões de dólares; e a estação conversora custaria 135 milhões de dólares, acrescentou o ministro.
Trata-se de "uma obra muito importante, servindo de exemplo de avanços no setor" energético da região, indicou Kreimerman.