O presidente do Chile, Sebatián Piñera, anunciou neste sábado (13/03) que fará mudanças no orçamento de 2010 para iniciar a reconstrução do país após o devastador terremoto de fevereiro.
"Vamos enviar ao Congresso nos próximos dias um projeto de lei de emergência para utilizar todas as ferramentas e recursos disponíveis para acelerar o processo de enfrentar a emergência", disse Piñera na cidade portuária de Talcahuano, quase 500 km ao sul da capital, uma das mais afetadas pelo terremoto e posterior tsunami dde 27 de fevereiro.
"Vamos enviar também ao Congresso um projeto de reconstrução que vai significar uma reformulação muito profunda do orçamento de 2010. Porque as prioridades mudaram e sem dúvidas temos que usar não apenas nossa vontade, mas também nossa ação na tarefa de reconstruir os setores mais afetados", acrescentou.
Piñera afirmou que levantar o país "vai significar o esforço e a solidariedade de todos os setores".
"Há setores que foram mais afetados que outros: os mais afetados precisam de mais ajuda, os menos afetados precisam dar mais ajuda, e isso vai ser parte desta lei de reconstrução", completou.
Na sexta-feira, o presidente calculou em 30 bilhões de dólares os danos provocados pelo terremoto e o tsunami.