A União Europeia (UE) pediu neste sábado (13/03) a Israel que não prejudique os esforços para a retomada das negociações de paz com os palestinos, na véspera da primeira visita à região da chefe da diplomacia do bloco, a britânica Catherine Ashton.
Ashton se declarou muito preocupada com os projetos de construção de casas em assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental, uma iniciativa anunciada no momento em que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitava Israel.
"Estou preocupada com o fato de que Israel ter anunciado isto no exato momento em que as conversações indiretas iriam começar entre israelenses e palestinos, disse Ashton", à margem de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Saariselk;, norte da Finlândia.
Ashton pediu ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu uma demonstração de liderança para permitir o progresso dos esforços de paz.
"Precisamos de um acordo negociado de paz, rapidamente, agora", disse Ashton, que viaja a partir de domingo, e até 18 de março, ao Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Israel e Territórios Palestinos.