Santiago (Chile) ; Ao perceber a tensão causada pelos terremotos e o alerta de tsunami entre seus convidados, o presidente do Chile empossado nesta quinta-feira (11/3), Sebastián Piñeira, brincou com os presentes dizendo que os abalos foram causados pela oposição para desestabilizá-lo. O comentário foi feito em tom de piada para tentar quebrar o clima de apreensão.
;Foi uma manobra da Concertación [coligação da esquerda derrotada por ele nas últimas eleições] para me tirar o chão;, disse Piñera, durante conversa com alguns presidentes, entre eles o da República Dominicana, Rafael Albuquerque, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Outras autoridades estrangeiras, no entanto, não conseguiram esconder o espanto causado pela série de tremores de terra ; no total foram 13, registrados de 11h55 às 16h10. O príncipe Felipe da Espanha olhou para o teto enquanto os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, fizeram cara de assustados.
[SAIBAMAIS]Por segurança, o local da solenidade, o Congresso Nacional, que fica na cidade de Valparaiso, que é um porto, foi esvaziado. Por cautela, a cerimônia foi transferida para o Palácio de La Moneda (sede oficial do governo), localizado em Santiago, cujos tremores costumam ser mais suaves.
De acordo com dados oficiais, do Ministério do Interior, os tremores tiveram graus que variaram de 2 a 7.2 na escala Richter. O mais forte deles foi percebido na região Sul do país onde está localizada a cidade de Concepción ; uma das mais afetada pelo tremor do último dia 27.