Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tremores deixaram danos significativos na cidade de Rancagua

O recém-empossado presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta quinta-feira (11/3) que a cidade de Rancagua, a 90Km de Santiago, sofreu "danos significativos" após três fortes tremores secundários ; o maior deles com 7,2 graus na escala Richter ; que abalaram o país no fim desta manhã, pouco antes de sua posse. A Marinha do país emitiu um alerta de tsunami para a costa, que até o momento não se formou.

Segundo Piñera, já estão sendo deslocadas equipes de emergência para o local a fim de socorrer possíveis vítimas. ;Vamos ter uma avaliação mais precisa dos danos provavelmente no decorrer desta tarde", disse Piñera a jornalistas na cidade de Viña del Mar.

O presidente também decretou zona de catástrofe na região de Libertador O;Higgins, onde ocorreram os tremores, e disse que tropas seriam enviadas ao local para garantir a segurança. Não há informações sobre mortes.

Apesar de a Marinha chilena ter emitido o alerta, o norte-americano Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico não confirmou o alarme. Piñera ressalta que o aviso é em apenas em caráter preventivo. "Não queremos alarmar ninguém, mas queremos tomar precauções para evitar perdas de vidas e acidentes", disse.

[SAIBAMAIS]Dois dos tremores aconteceram poucos minutos antes do início da cerimônia de posse de Piñera, e um deles foi durante a cerimônia, realizada na cidade portuária de Valparaíso, onde fica o Congresso. O alerta de tsunami vale para toda a região. O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) pediu que a saída das pessoas da costa seja feita "com calma".

Os tremores ocorreram 12 dias depois de um abalo de magnitude 8,8 ter destruído regiões do país e matado ao menos 802 pessoas.