Duas réplicas do terremoto do dia 28 de fevereiro atingiram nesta quinta-feira (11/3) a província de Valparaíso, minutos antes da posse do novo presidente chileno Sebastián Piñera. Uma delas chegou a 7,2 graus na escala Richter. O final da cerimônia foi antecipado em 10 minutos.
Os tremores ocorreram em intervalos de 15 minutos e sacudiram o prédio do Congresso. Mesmo os chilenos ficaram assustados.
O primeiro durou um minuto e as pessoas tiveram dificuldade de se manter em pé. Alguns deixaram o prédio, de 11 andares, outras buscaram abrigo junto a portas.
Parecia com um navio em alto-mar. O prédio chacoalhou, mas nada veio abaixo. Algumas pessoas correram, outras se abraçaram, especialmente estrangeiros. Um jornalista paraguaio, ao meu lado, começou a dizer palavrões. Os chilenos, mais acostumados, permaneceram sorrindo.
A telefonia não está funcionando, nem celular nem fixo. O computador tremeu, mas a internet não caiu. Não foram registrados estragos nem feridos. Logo após a cerimônia, o prédio do Congresso foi evacuado.