A polícia irlandesa anunciou nesta terça-feira (9/3) a detenção de sete muçulmanos suspeitos de envolvimento num suposto plano para assassinar o humorista sueco Lars Vilks que, em agosto de 2007, publicou charge do profeta Maomé com corpo de cachorro e foi ameaçado de morte pela Al-Qaeda.
Os agentes "detiveram quatro homens e três mulheres" nas cidades de Waterford e Cork (sul da Irlanda) como parte de uma investigação coordenada entre autoridades americanas e europeias, informou a polícia irlandesa em comunicado.
[SAIBAMAIS]Vilks publicou a caricatura de Maomé no dia 18 de agosto de 2007 num jornal da cidade sueca de ;rebro (oeste de Estocolmo), o Nerikes Allehanda.
Menos de um mês depois, o "Estado islâmico do Iraque", o autoproclamado braço iraquiano da Al-Qaeda, lançou na internet ameaça de morte contra o chargista por "ofender o profeta" - que não pode ser representado visualmente segundo interpretação estrita do Islã - e ofereceu recompensa de pelo menos 100.000 dólares a quem matar "o criminoso infiel".