Michelle Obama ofereceu nesta terça-feira o vestido de baile, que usou durante a noite da posse presidencial, no dia 20 de janeiro de 2009, ao Museu de História americano, onde o modelo confeccionado em seda branca, com os ombros nus, vai somar-se à coleção de roupas usadas pelas primeiras-damas.
"Meu vestido é a única lembrança palpável que me resta daquele dia memorável", comentou a esposa do 44; presidente dos Estados Unidos, durante cerimônia no museu, acompanhada do jovem estilista Jason Wu, responsável pela criação.
O vestido, que "durante uma noite foi o mais célebre do país", segundo o diretor do museu Brent Glass, foi confeccionado em musselina de seda com bustier drapeado, preso por um único suspensório e com aplicações de flores de organza brancas com os centros bordados de cristal.
Intimidado e reconhecido, Jason Wu, jovem estilista de 27 anos, nascido em Taiwan, e que emigrou logo para os Estados Unidos, declarou ter sido "inspirado pela atitude, graça e a inteligência de Michelle Obama" para confeccionar seu vestido de baile.
"É pouco dizer que Michelle Obama mudou minha vida", acrescentou Wu, que, realizou parte de sua aprendizagem neste ofício, em Paris, com o estilista americano Narciso Rodriguez, e abriu sua primeira boutique há apenas quatro anos.
"Este vestido é uma obra-prima", exclamou a primeira-dama. "É simples, elegante, nascido de um espírito brilhante que viveu o sonho americano".
O vestido soma-se à coleção de 24 roupas de primeiras-damas americanas; doze dessas vestimentas foram usadas durante os bailes da cerimônia de posse, reservados aos casais presidencias.
Podem ser admirados, entre outros, um conjunto de cetim amarelo-limão de Pat Nixon (1969), o vestido de renda vermelha de Laura Bush (2001) e o tailleur de gaze de seda usado por Jackie Kennedy (1961).