Jornal Correio Braziliense

Mundo

Zapatero: debate sobre solvência da Espanha é 'injustificado'

O chefe do governo socialista espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou nesta segunda-feira (8/3) que todo debate sobre a solvência da Espanha é "injustificado" e que a situação financeira do país é sólida.

Por outro lado, reafirmou, em entrevista à TV pública espanhola TVE que a economia espanhola, que atravessa uma forte crise com mais de 4 milhões de desempregados, vai retomar "o crescimento e a criação de empregos no fim deste ano ou no início de 2011".

Perguntado sobre a situação financeira da Espanha, que preocupa os mercados financeiros, à luz do ocorrido na Grécia, Zapatero afirmou que se trata de um "debate injustificado".

[SAIBAMAIS]Ele afirmou, ainda, que a dívida pública espanhola se situa atualmente em cerca de 60% do PIB, ou seja, "20 pontos abaixo da média europeia", e que não há motivo para temores, apesar do agravamento dos déficits orçamentários.

Zapatero disse estar convencido de que o aumento do IVA (imposto sobre o valor agregado) de 16% para 18%, previsto para meados de 2010 e muito criticado pela oposição, não comprometerá uma eventual recuperação econômica.

Também insistiu várias vezes em que a atual crise econômica é "a mais grave em 80 anos" na Espanha e no resto do mundo, e que ninguém "pôde antecipá-la".