JERUSALÉM - O ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, e o emissário dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, abordaram a reativação das negociações de paz entre israelenses e palestinos em um encontro realizado neste sábado, indicou o ministério da Defesa israelense.
"Em uma reunião de uma hora e meia na residência do ministro de Defesa em Tel-Aviv, Ehud Barak e George Mitchell falaram sobre a reativação das negociações entre Israel e os palestinos", afirmou o ministério em um comunicado, sem dar mais detalhes.
Mitchell chegou neste sábado à região. Ainda deve se encontrar com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e com o presidente da Autoridade palestina, Mahmoud Abbas.
Ele chega à Tel-Aviv dias antes do vice-presidente americano Joe Biden, esperado para o início da próxima semana.
Os ministros árabes das Relações Exteriores se mostraram favoráveis na quarta-feira às negociações indiretas entre israelenses e palestinos para "dar chance" aos esforços de paz americanos.
Segundo o porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, estas negociações indiretas serão feitas por meio de encontros de Mitchell com ambas as partes.
Os esforços dos EUA para reiniciar as negociações entre os palestinos e Israel, suspensas no início da ofensiva israelense contra o Hamas e Gaza no fim de 2008, fracassaram até agora.