Jornal Correio Braziliense

Mundo

Reunião do quarteto para o Oriente Médio previsto para 19 de março

O quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Nações Unidas) se reunirá no dia 19 de março em Moscou, anunciou nesta terça-feira (2/3) o porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ban "participará de uma reunião do quarteto que ocorrerá no dia 19 de março em Moscou", declarou o porta-voz, Martin Nesirky.

A expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental constitui um dos principais obstáculos para a retomada das negociações de paz, suspensas há mais de um ano.

Na segunda-feira, os EUA criticaram um projeto de Israel que prevê a construção de 600 casas no bairro habitado por colonos judeus em Jerusalém Oriental, qualificando-o de "contraproducente".

O Quarteto para o Oriente Médio está em ponto morto desde 2003, quando elaborou algumas metas, entre elas a criação de um Estado palestino nos territórios ocupados por Israel.

Mas não conquistou nenhum avanço concreto sobre o futuro estatuto de Jerusalém, nem sobre as fronteiras do Estado palestino e tampouco sobre o futuro dos refugiados.