Jornal Correio Braziliense

Mundo

Consulado dos EUA no México é fechado por ameaça de bomba

CIUDAD JUAREZ - O consulado dos Estados Unidos em Ciudad Juárez, a mais violenta do México, foi fechado nesta terça-feira (2/3) por aproximadamente duas horas devido a uma falsa ameaça de bomba, informaram autoridades policiais.

Cerca de mil pessoas que se encontravam no local, incluindo seus funcionários, além de pedestres que circulavam nas redondezas, foram retirados às 09H00 locais (12H00 de Brasília), pouco depois do consulado receber o aviso anônimo por telefone.

Iniciamos "a busca de artefatos explosivos com uma equipe especializada, mas foi um alarme falso", explicou à AFP Vidal Díazleal, coordenador da Polícia Federal do Estado de Chihuahua, no qual pertence Ciudad Juárez. Os arredores do consulado, que conta com fortes medidas de segurança e está localizado próximo a um grande centro comercial, foram protegidos pelo Exército.

Outras falsas ameaças de bomba motivaram, no sábado, o fechamento de três pontes entre Matamoros (noroeste do México) e Brownville (EUA) por cerca de duas horas.

Ciudad Juárez, vizinha de El Paso (EUA), foi cenário de 2.600 homicídios em 2009 - o índice mais alto do país - apesar da presença de 6 mil militares e mais de 2 mil policiais federais.

As autoridades atribuem o clima de violência a um enfrentamento entre os poderosos cartéis de narcotráfico pelo controle do tráfico de drogas até os Estados Unidos, primeiro consumidor mundial.