A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta segunda-feira (1/3) que deseja que Grã-Bretanha e Argentina se sentem para conversar sobre as Malvinas, após o aumento da tensão pela prospecção de petróleo realizada pelos britânicos no arquipélago.
[SAIBAMAIS]"O que queremos é facilitar o diálogo", destacou Clinton no avião que a levava de Montevidéu a Buenos Aires, após assistir a posse do presidente uruguaio, José Mujica. "Não estamos interessados e não temos qualquer papel real para determinar uma decisão (...), mas queremos que conversem e tratem de resolver os assuntos pendentes entre eles", disse a secretária de Estado.
Clinton deve se reunir em Buenos Aires com a presidente argentina, Cristina Kirchner, antes de viajar na terça-feira ao Chile, para verificar o impacto do terremoto que abalou o país no sábado passado.
A tensão entre Buenos Aires e Londres aumentou na semana passada, quando foram iniciadas as operações de uma plataforma de petróleo britânica na bacia das Malvinas, no arquipélago que a Argentina reclama.
Em 1982, Argentina e Grã-Bretanha travaram uma guerra pelas Malvinas que terminou com a derrota das tropas da última ditadura argentina (1976-1983).