CONCEPCION - Os bombeiros lutavam neste domingo (28/2) para resgatar 48 pessoas presas sob os escombros de um prédio de 14 andares de Concepción, que desabou durante o terremoto da madrugada de sábado, informou neste domingo à AFP um oficial. "Há 48 pessoas presas e supomos que estejam vivas", disse o bombeiro Ignacio Carrizo, que lidera uma das equipes de socorristas.
Carrizo revelou que oito corpos foram retirados dos escombros do mesmo prédio e que no momento do tremor havia mais de 100 pessoas no edifício Borde Rio, onde muitos apartamentos estavam vazios à venda. Segundo o oficial, vários moradores do prédio saíram por conta própria, enquanto outros foram resgatados pelos bombeiros.
Equipes especializadas, auxiliadas por cães, trabalham sem parar a procura de vítimas sob os escombros, sendo observadas por centenas de pessoas, que comemoram cada resgate.
"Estamos trabalhando duro e não vamos descansar até retirar todos", disse à AFP Francisco Contreras, outro bombeiro. "Temos trabalhado duro desde o primeiro momento. Chegamos minutos após o terremoto e não vamos descansar até tirar todo mundo".
O prédio estava situado no centro do moderno bairro cívico de Concepción (500 km ao sul de Santiago), uma das cidades mais afetadas pelo terremoto.
Segundo a presidente do Chile, Michelle Bachelet, o terremoto matou ao menos 708 pessoas e há dezenas de desaparecidos.