Jornal Correio Braziliense

Mundo

Terremoto causa 78 mortes no Chile

Este é o maior tremor registrado no país nos últimos 25 anos

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a capital do Chile, Santiago, e destruiu o centro histórico da cidade na madrugada deste sábado (27/02). Pelo menos 78 pessoas morreram no tremor. Este é o maior tremor registrado no país nos últimos 25 anos.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de catástrofe e, há pouco, afirmou que visitará as áreas mais afetadas de helicóptero. Todos os aeroportos do país estão fechados. Há relatos de tremores na Argentina. No Brasil, de acordo com a CBN, parte de São Paulo também tremeu. A ilha de Juan Fernandes teria sofrido tsunami.

[SAIBAMAIS]O terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción. Horas depois do primeiro tremor, a região foi atingida por um segundo, de magnitude 6,2.

Michelle Bachelet convocou uma reunião de emergência para discutir as medidas após o tremor às cinco da manhã. Ela pediu calma a população e afirmou que equipamentos seriam enviados de Santiago para as províncias do sul para restabelecer as comunicações interrompidas. Os efeitos do tremor foram percebidos no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago.

De acordo com agencias internacionais, na região de Araucanía, onde houve vítimas, foram relatados danos a hospitais e redes de infraestrutura básica, como água, gás e electricidade.

Depois do terremoto, tremores de intensidade variável foram registrados em todo o país, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.