A orca "Tilikum" parecia brincar mansamente com sua treinadora, que a acariciava e lhe dava peixes, até que surpreendeu ao arrastá-la e agarrá-la com a boca dentro da água, enquanto pessoas gritavam com desespero, contou à AFP uma testemunha. A tragédia ocorreu após o espetáculo de meio-dia no Seaworld de Orlando, explicou Sue Nichols, uma turista norte-americana de 67 anos que assistia ao show.
A treinadora Dawn Brancheau dirigiu o número em que apenas a orca Tilikum participou. O espetáculo transcorreu normalmente e a baleia saudou o público com sua nadadeira, contou Nichols. "Não houve nada gritante, nada que chamasse a atenção. A orca estava feliz, com uma boa relação" com a treinadora, e "respondia à todas as ordens".
Brancheau em nenhum momento entrou no tanque com a baleia, ela estava na borda e lhe dava peixes. Quando a orca pegou a mulher e a levou para dentro do tanque, Nichols pensou que era parte do espetáculo. "Ela estava acariciando a baleia e falava com ela, e repentinamente a orca a agarrou. A jogou na água e a levou até o fundo", relatou a testemunha. "Depois saiu da água e tinha a mulher dentro da boca", disse.
[SAIBAMAIS]Alguém do público gritou "ela a pegou, ela a pegou", e começou a soar um alarme. Os funcionários do parque chegaram imediatamente e rodearam o tanque com uma rede. "Quisemos ver o que ocorria, mas nos tiraram do local", contou Nichols.
Dawn Brancheau, de 40 anos, morreu dentro da boca do animal, que teve que ser levado a um tanque menor e elevado sobre uma plataforma fora da água para que retirassem a treinadora, disseram autoridades após a autópsia.