Jornal Correio Braziliense

Mundo

Justiça indicia dois novos cúmplices do complô da Al-Qaeda contra metrô de NY

Dois cúmplices do afegão Najibullah Zazi, que admitiu um complô encabeçado pela Al-Qaeda para explodir o metrô de Nova York em setembro de 2009, foram acusados nesta quinta-feira (25/2) por um tribunal federal.

Zarein Ahmedzay e Adis Medunjanin, ambos com cidadania americana e moradores do Queens (leste de Nova York), foram indiciados na corte do Brooklyn por "conspiração para utilizar armas de destruição em massa como bombas contra pessoas ou propriedades nos Estados Unidos".

Os dois foram acusados de viajar em 2008 ao Paquistão junto a Zazi para receber treinamento da rede islâmica Al-Qaeda e voltar aos EUA no ano seguinte para preparar os atentados.

Zazi admitiu na segunda-feira ante o mesmo tribunal ter sido recrutado pela rede terrorista e planejado um ataque suicida com bombas no metrô de Nova York, mas desistiu da ação após perceber que era vigiado. "Queria me sacrificar para chamar a atenção para o que os Estados Unidos estão fazendo contra os civis no Afeganistão", disse Zazi, de 25 anos.