Brasília ; O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, marcou para a próxima quarta-feira (24) uma reunião com o chanceler argentino, Jorge Triana. A reunião foi agendada depois que o governo da Argentina deu ordem para que todas as embarcações estrangeiras peçam autorização para transitar em águas do país.
A medida atinge diretamente a Inglaterra que tem controle sobre as ilhas Malvinas ; objeto de permanente litígio com a Argentina. A iniciativa limita a ação do governo britânico no momento em que suas empresas de petróleo anunciaram o início das atividades de exploração de hidrocarbonetos na área das ilhas Malvinas.
De acordo a agência oficial de notícias da Argentina Telam, Moon está preocupado sobre o possível agravamento de tensões entre argentinos e ingleses. Em 1982 a região foi palco de um confronto armado entre a Argentina e a Inglaterra, a Guerra das Malvinas.
Desde o final do século 19, argentinos e ingleses disputam o controle sobre as ilhas. No governo de Néstor Kirchner, que antecedeu o da sua mulher Cristina Kirchner, houve campanha para retomar o controle da região.
Ontem (16) ao assinar o decreto que exige a autorização prévia para embarcações estrangeiras, a presidente Cristina Kirchner afirmou que o objetivo é defender os direitos dos argentinos. Uma comissão interministerial formada por cinco ministérios sob coordenação de Relações Exteriores e Economia irá acompanhar a execução do decreto. A presidente reclamou que os ingleses não aceitam diálogo sobre o assunto.