O ex-presidente americano Bill Clinton, que foi submetido na quinta-feira a uma cirurgia cardíaca, deixou nesta sexta-feira (12/02) o hospital e seu estado de saúde é considerado excelente por seu médico pessoal.
[SAIBAMAIS]"O ex-presidente recebeu alta do hospital da Universidade de Columbia em excelente estado de saúde", informou, em um comunicado, o conselheiro da Fundação Clinton, Douglas Band.
Na véspera, o médico que operou Clinton, Alan Schwartz, indicou que o estado do paciente era excelente e que ele poderia retomar as atividades já na próxima segunda-feira.
Clinton, 63 anos, foi internado no hospital presbiteriano do campus da Universidade de Columbia após sentir uma dor no peito na tarde de quinta-feira.
Após se consultar com seu cardiologista, foi submetido a duas angioplastias com endopróteses (;stents;) em uma de suas artérias coronárias.
A operação, relativamente banal e que não precisa abrir o tórax, consiste em introduzir uma pequena estrutura de metal ou plástico na artéria que alimenta o sangue no músculo cardíaco, para evitar que ela se feche e produza um infarto.
O ex-presidente já tinha se submetido em 2004 a uma operação para colocar quatro pontes de safena e liberar quatro artérias bloqueadas, recuperando-se satisfatoriamente.