Jornal Correio Braziliense

Mundo

UE expressa apoio a manifestações pela democracia no Irã

A União Europeia (UE) "apoia" as pessoas que se manifestam no Irã pela democracia, pelos Direitos Humanos e pelas liberdades fundamentais, afirmou nesta quinta-feira a chefe da Diplomacia do bloco, Catherine Ashton.

"A determinação demonstrada pelos manifestantes nas ruas iranianas mostra claramente a força de seu desejo de democracia, de Direitos Humanos e de liberdades fundamentais. A UE reitera seu apoio a eles", afirmou Ashton em um comunicado. "Muitos iranianos foram impedidos de protestar" nesta quinta-feira em ocasião do 31; aniversário da República Islâmica, lamentou.

Ashton manifestou a "preocupação" da UE com "os atos de violência e intimidação" e com as detenções de membros da oposição pelo regime do presidente ultraconservador Mahmud Ahmadinejad. "As decisões do governo iraniano para seu próprio povo e para a comunidade internacional são errôneas", considerou a chefe da diplomacia europeia, considerando que os iranianos "merecem algo melhor".

As manifestações organizadas em Teerã em ocasião do aniversário do regime deram lugar a vários confrontos, aparentemente isolados, mas algumas vezes violentos, entre as forças de ordem, maciçamente mobilizadas, e os partidários da oposição, que tentavam aproveitar a oportunidade para protestar.