O ex-presidente argentino Néstor Kirchner (2003-2007) registrou uma boa recuperação desde a noite de domingo (7/02), quando sofreu uma intervenção cirúrgica de emergência na carótida, informou o médico que o operou, Víctor Caramutti, nesta segunda-feira.
[SAIBAMAIS]"A recuperação de Kirchner é evidente e, em 48 ou 72 horas, o paciente receberá alta", afirmou o médico ao canal C5N.
Caramutti indicou ainda que a operação foi realizada para evitar um acidente cérebrovascular. "Nós nos adiantamos, tentamos resolver o problema", explicou.
"Kirchner tinha uma placa ulcerada sobre a carótida direita e essa foi a necessidade da intervenção cirúrgica e isso motivou a urgência", disse ainda.
"Ele é muito comedido, muito disciplinado mas, evidentemente, o estresse foi um fator significativo", concluiu.
Kirchner, 59 anos e atualmente deputado e chefe do peronismo, sentiu na manhã de domingo uma falta de sensibilidade no braço e perna esquerdos e, depois de ser examinado por seu médico pessoal, decidiu se submeter à operação numa clínica particular de Buenos Aires.
A equipe médica da presidência anunciou que o ex-presidente sofria de "uma patologia na artéria carótida direita que requer um tratamento cirúrgico".