O governo dos Estados Unidos afirmou na noite de terça-feira (2/02) que a relação com a China é "extraordinariamente estável", apesar da recente intensificação das divergências entre as duas potências.
[SAIBAMAIS]"Nossos interesses coincidem em vários campos e às vezes entram em colisão a respeito de alguns temas. Esperamos resolver esses problemas como aconteceu no passado", afirmou em entrevista coletiva o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.
"Nossa relação é extraordinariamente estável", disse Crowley, que destacou ainda "a importância vital do vínculo econômico entre os dois dos países mais poderosos do mundo".
Os Estados Unidos exigiram explicações a China sobre um ataque virtual ao gigante da internet Google. A secretária de Estado, Hillary Clinton, citou ainda na semana passada o isolamento de Pequim na questão nuclear iraniana.
Pequim fez uma advertência contra um possível encontro do presidente americano Barack Obama com o Dalai Lama e criticou a venda de armas por parte de Washington a Taiwan.