Pelo menos 17 peregrinos xiitas, incluindo uma mulher e três crianças, morreram nesta quarta-feira (3/02) e 116 ficaram feridos, em um atentado na entrada da cidade sagrada iraquiana de Kerbala, ao sul de Bagdá, dois dias depois de um ataque suicida que matou 41 peregrinos.
[SAIBAMAIS]"Nos hospitais Huseini e Al-Hindiya recebemos até o momento 17 mortos e 116 feridos na explosão, mas o balanço não é definitivo", afirmou uma fonte do departamento de saúde da província, que fica 110 km ao sul de Bagdá.
Segundo a mesma fonte, que pediu para não ter o nome divulgado, a explosão aconteceu na estrada que vai de Hila a Kerbala, onde os peregrinos chegam em grande número para participar na sexta-feira em uma importante cerimônia religiosa.
As autoridades ainda não sabem se foi um atentado suicida ou a explosão de uma bomba colocada na estrada.
O ataque aconteceu apesar da presença de 30 mil membros dos serviços de segurança ao redor e no interior da cidade sagrada.
Na segunda-feira, uma mulher-bomba matou 41 peregrinos xiitas e feriu outros 106 em uma estrada perto de Bagdá, atentado atribuído pelo governo aos partidários do ex-presidente Saddam Hussein e da Al-Qaeda.